OBJETIVO GERAL



Oferecer subsídios teóricos e práticos visando oferta e qualificação do atendimento educacional especializado para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD).


Ao final do curso, o(a) Educador(a) será capaz de:

  • Conhecer e diferenciar as diretrizes estabelecidas para o atendimento educacional especializado, na escola regular para os estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD).
  • Ampliar o conhecimento relacionado à legislação nacional vigente e trajetória histórica, que fundamenta o atendimento educacional para estudantes com AH/SD e TEA.
  • Analisar e diferenciar os principais conceitos e características referentes às AH/SD e TEA.
  • Reconhecer e diferenciar os processos de identificação dos estudantes com AH/SD.
  • Analisar os principais procedimentos pedagógicos para o atendimento dos estudantes com TEA e AH/SD, no âmbito da escola regular, sala comum e Atendimento Educacional Especializado (concepção, implantação e funcionamento).
  • Discutir e refletir sobre desenvolvimento do currículo em sala comum para atendimento integral de estudantes com TEA e AH/SD - processos de avaliação inicial e continuada, planejamento na sala comum e sala de recursos, metodologias específicas, mediação da aprendizagem e recursos de acesso ao currículo.