ÍNDICE
Aula 1 - Legislação, Contextualização e Conceito das AH/SD e do TEA
1.1 Introdução
1.2 Apanhado Geral das Legislações Brasileiras
1.3 Breve Histórico do Atendimento a Estudantes com Altas Habilidades/ Superdotação no Brasil
1.4 Conceitos e Características Gerais das Altas Habilidades/Superdotação
1.5 Estudos Pioneiros sobre o TEA,
1.6 Fatores Genéticos e Incidência do TEA
Aula 2 - Critérios Diagnósticos e Instrumentos de Rastreio
2.1 Considerações Iniciais sobre o Diagnóstico
2.2 DSM-5: Critérios Diagnósticos
2.3 DSM-5: Especificadores
2.4 Instrumentos de Rastreio para o Diagnóstico de TEA
Aula 3 - Escolarização de Estudantes com TEA
3.1 Introdução
3.2 Legislação Educacional para Atendimento do Estudante com o Transtorno do Espectro Autista
Aula 4 - Modelos de Intervenção – TEACCH, ABA, PECS
4.1 A Ciência ABA
4.2 Passos Fundamentais para Iniciar uma Intervenção em
4.3 Modelos de Intervenção
4.3.1 PECS - Picture Exchange Communication System
4.3.2 Modelo TEACCH (Treatment And Education Of Autistc And Communication Handicapped Children)
Aula 5 - Avaliação Pedagógica de Estudantes com AH/SD
5.1 Introdução
5.2 Avaliação Psicológica
5.3 Avaliação Pedagógica
Aula 6 - Escolarização de Estudantes com AH/SD
6.1. Introdução
6.2. Enriquecimento Curricular
6.2.1 Exemplo de Enriquecimento Curricular a partir da Teoria de Renzulli
6.2.2 Portfólio do Talento Total
6.2.3 Benefícios do Portfólio do Talento Total
Aula 7 - Elaboração do Plano de Ensino Individualizado
7.1 Introdução
7.2 Rede Dialógica que Permeia a Elaboração do PEI
7.2.1 Sua Construção se dá a partir de 4 Passos Fundamentais
7.2.2 Importância da Rede Dialógica na Construção do PEI
7.2.3 Equipe Escolar
7.2.4 Família
7.2.5 Rede de Serviços
7.3 Proposições do PEI
Aula 8 - Atendimento Educacional Especializado
8.1 Mas afinal, o que é o Atendimento Educacional Especializado?
8.2 Diretrizes Operacionais da Educação Especial para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica
8.3 Atribuições do Educador do Atendimento Educacional Especializado