AULA 7 - ELABORAÇÃO DO PLANO DE ENSINO INDIVIDUALIZADO

Você sabia que todas as ações voltadas para o atendimento educacional especializado de estudantes público-alvo da educação especial, tais como TEA e A/SD devem ser pautadas em Plano Individualizado de Ensino? Vamos, juntos, entender como isso se dá?


7.1. Introdução

A literatura na área da educação especial, em uma perspectiva inclusiva, aponta para a importância de se elaborar um Plano de Ensino Individualizado (PEI), que preveja as estratégias pedagógicas adequadas ao desenvolvimento das habilidades e das necessidades de cada estudante que faz parte do público-alvo da educação especial, tais como estudantes com TEA e AH/SD.

Sem a elaboração deste plano, fica muito difícil promover um atendimento educacional qualificado e que considere os princípios básicos da educação especial, que são promover autonomia, participação e aprendizado.

O PEI representa um instrumento de definição de metas (expectativas de aprendizagem) para atendimento integral aos estudantes, a partir do processo de Avaliação Pedagógica, que deve nortear a ação pedagógica e o trabalho a ser desenvolvido. Aponta as habilidades e os interesses dos estudantes, bem como suas necessidades, possíveis barreiras, prioridades e metas a serem atingidas. Define os apoios, recursos, mediações de aprendizagem e mediações assistivas necessárias em cada área.

Entende-se por Mediação Assistiva aquela que conta com o auxílio de técnicas e ferramentas hábeis como forma de promover equilíbrio, garantir isonomia, na medida da existência de desigualdade entre as pessoas, além de possibilitar a tomada de decisão informada. Promove protagonismo, autonomia, emancipação e funcionalidade.

Outro aspecto relevante a considerar é que o PEI requer revisão periódica, sendo modificado ou complementado. Deve sempre considerar a avaliação e o acompanhamento, como forma de possibilitar um eventual realinhamento, no que concerne ao desenvolvimento das ações escolares definidas para o estudante.

A elaboração do PEI deve ser permeada por um enfoque que priorize a qualidade do processo ensino-aprendizagem, com ações de discussão, reflexão e troca de informações, como forma de gerar uma comunicação ativa.

Assim, o PEI tem como pressuposto o acesso a participação integral do estudante, com promoção da aprendizagem, desenvolvimento, permanência e sucesso escolar. O que se destaca é que o trabalho a partir do PEI apresenta como foco uma abordagem integrada e dialógica, com garantia de interlocução entre todos os atores envolvidos no processo.

Acesse e explore a Cartilha “Escola Viva – Garantindo o Acesso e Permanência de Todos os Alunos na Escola”, que apresenta reflexões e conteúdos relevantes.




7.2 Rede Dialógica que Permeia a Elaboração o PEI

O trabalho a partir da rede dialógica busca garantir uma abordagem ampla e integrada do estudante em todos os seus contextos de vida: escolar, familiar, comunitária, além da rede de serviços, ou seja, profissionais que atendem o estudante e família nas áreas de saúde, assistência social e educação. O estudante deve estar no centro de todo esse processo e sua participação precisa ser viabilizada na construção do PEI.

Trata-se de um processo reflexivo e criativo, sendo centrado no estudante. Todas as informações e considerações devem ser valorizadas e analisadas.


7.2.1 4 Passos Fundamentais para a Construção do PEI
  1. Avaliar e conhecer o estudante em todos os contextos da escola (sala de aula, recreio, aula de educação física e demais espaços disponíveis), além de agregar a essa avaliação todos os aspectos relevantes do seu contexto de vida e vivências.
  2. Estabelecer metas a serem alcançadas a curto, médio e longo prazo, sempre considerando as necessidades e habilidades a serem desenvolvidas. O registro escrito do PEI deve ser detalhado e qualificado em cada item, focando nas potencialidades do estudante.
  3. Definir um cronograma de ações, que estabeleça o início e todas as etapas previstas, até o término.
  4. Organizar os procedimentos de avaliação, para analisar se a intervenção foi efetiva ou se serão necessários ajustes. Vale ressaltar que esta avaliação precisa ser periódica. Para a elaboração do modelo de PEI de sua escola, é preciso considerar as seguintes informações:
  • Nome;
  • Idade;
  • Tempo na escola;
  • Trajetória escolar;
  • Atendimentos externos;
  • Interlocução familiar e ações de participação;
  • Aprendizagens já consolidadas;
  • Potencialidades manifestas;
  • Dificuldades encontradas / necessidades de apoio;
  • Identificação das barreiras que interferem;
  • Objetivos;
  • Metas;
  • Prazos;
  • Recursos, formas de mediações assistivas utilizadas;
  • Profissionais envolvidos;
  • Formas e recursos para a avaliação da aprendizagem.

Em relação à construção do PEI para estudantes com TEA, assista ao vídeo da palestra “Autismo e Plano Educacional Individualizado”s, proferida pela Professora Izabel Cristina Silva Moura, psicóloga e coordenadora do Núcleo de Orientação Psicopedagógico (Noped) da Faculdade Gama e Souza na Jornada Pedagógica da Educação Inclusiva de 2019, disponível no portal MultiRio.




7.2.2. Importância da Rede Dialógica na Construção do PEI

O estudante deve ser considerado como o centro do processo na construção do PEI. Assim, é preciso que se criem oportunidades de participação para o estudante durante o processo da construção e elaboração do PEI.

É importante ressaltar que a mediação dos profissionais da escola é fundamental e pode ser realizada pelo Professor Especializado, por exemplo, ou outros profissionais próximos ao estudante. A mediação deve buscar entender e escutar os desejos do estudante, identificar suas características, além de observar e analisar sua dinâmica no contexto escola, levantando e considerando as necessidades a serem atendidas e os melhores recursos para tal.

A participação do estudante pode ser expressa de muitas formas, sendo a observação e a avaliação contínua, aspectos fundamentais para os profissionais da equipe escolar que farão a mediação para efetivar essa participação. O PEI está diretamente ligado ao Projeto de Vida do estudante.

Importante lembrar a importância do diálogo e de formas efetivas de comunicação ativa, a partir da garantia de acessibilidade. Questões criativas com diferentes recursos e estratégias para promoção dessa participação são essenciais.

Assim, torna-se fundamental a criação de espaços e estratégias para a promoção dessas oportunidades de expressão e participação do estudante, que deve sempre estar no centro do processo.


7.2.3 Equipe Escolar (Diretores, Coordenadores Pedagógicos, Professores e os demais Profissionais da Unidade Escolar)

A elaboração do PEI e a forma como ele vai se estabelecer precisa estar definido no Projeto Político Pedagógico da unidade escolar, assim como todo o processo de avaliação inicial e continuada, que fundamentarão sua construção.

A participação dos profissionais e a forma como ocorrerá essa atuação precisa ser prevista e devidamente planejada. Essa ação visa a ampliação da assertividade para o atendimento educacional do estudante, objetivando o seu desenvolvimento e sua aprendizagem.

A identificação de possíveis barreiras que possam dificultar a plena participação do estudante no processo escolar é um aspecto fundamental na observação e análise realizada pela equipe escolar. As barreiras e a análise das possibilidades de redução, ou mesmo eliminação das mesmas, está diretamente ligada à assertividade da ação pedagógica, definida no PEI.


7.2.4 Família

É sempre necessário promover a participação da família na elaboração do PEI. A partir de uma abordagem colaborativa, estratégias que incluam um ambiente acolhedor, empático e solidário, podem favorecer as trocas verdadeiras e uma comunicação ativa. Essas estratégias também devem ser planejadas e exercidas para que os responsáveis pelo estudante no contexto familiar possam compreender a importância da presença no contexto escolar, da observação e efetiva participação nessa construção. Assim, acordos, combinados e a manutenção de um canal aberto de comunicação são fundamentais. O trabalho colaborativo entre a escola e a família pode representar um elo importante. Informações, observações sugestões, análises e alterações precisam ser compartilhadas e discutidas entre profissionais da escola e a família.

7.2.5 Rede de Serviços

É fundamental conhecer e se aproximar dos profissionais que atendem o estudante fora do contexto escolar. O trabalho desenvolvido nesse cenário pode agregar metas e diretrizes importantes para a construção do PEI. Ouvir esses profissionais e contar sobre o desenvolvimento do processo educativo do estudante representa ganho para todos e isso inclui até mesmo a avaliação da necessidade para outros encaminhamentos necessários para o estudante e/ou familiares.

O trabalho alinhado no contexto multidisciplinar agrega qualidade ao atendimento, que busca a consciência e clareza da trajetória da prática educacional exercida.

Assista ao vídeo de apresentação de um modelo de Plano de Ensino Plano Individualizado de Ensino, disponível no portal MultiRio. Procure observar a organização e pensar a respeito de adequações que faria para a realidade de sua escola.




7.3 Proposições do PEI

Destaca-se como proposição do PEI a definição de práticas pedagógicas inclusivas, que valorizem as metodologias ativas e dialógicas. Essas proposições devem responder algumas questões básicas para o professor.

Quais os objetivos de aprendizagem que estabeleceu para o estudante? Como posso despertar o interesse dele? Como posso atender a suas necessidades? Como posso associar o conteúdo ao cotidiano significativo? Quais os melhores recursos que posso utilizar e como mediar de forma a promover sua participação e interação com a aprendizagem? Quais as estratégias metodológicas que podem facilitar sua participação? Quais produções serão significativas no contexto do que é proposto?

Ensinar atendendo às diferenças dos estudantes, mas sem diferenciar o ensino para cada um depende, entre outras condições, de se abandonar um ensino transmissivo e de se adotar uma pedagogia ativa, dialógica. integradora, que se contrapõe a toda e qualquer visão unidirecional, de transferência unitária, individualizada e hierárquica do saber. (MANTOAN, 2003).

Uma das premissas do PEI é o estabelecimento de metas integradas entre o Atendimento Educacional Especializado e o desenvolvimento do estudante na sala comum, promovendo a parceria entre os professores das disciplinas e o professor especializado. Assim, o PEI busca a promoção da aprendizagem, a participação e o desenvolvimento do estudante.

O que se destaca é que, em sala de aula, o trabalho com a turma toda, em uma abordagem colaborativa, a partir de uma concepção e orientação inclusivas, pode promover experiências de aprendizagem mais ricas e significativas.

Essas experiências no contexto de sala de aula requerem propostas organizativas que favoreçam a autonomia, a funcionalidade e a interação. Promovem o protagonismo do estudante e o vínculo com a aprendizagem, além do desenvolvimento da confiança, da autoestima e da qualidade de vida.

Desta forma, destaca-se aqui alguns exemplos de abordagens didáticas ativas que podem favorecer este processo:

  • Trabalho com Projetos Pedagógicos - que podem ter origem na resolução de um problema ou na construção de uma proposta coletiva. Nessa abordagem, os estudantes terão oportunidade de aprender fazendo.
  • Trabalho entre pares e grupos - como o próprio nome revela, envolve a formação de equipes dentro de determinada turma, para que o aprendizado ocorra em conjunto, com frequente compartilhamento de ideias. É possível que os estudantes resolvam os desafios e trabalhem juntos, o que pode ser benéfico para todos, na busca pelo conhecimento.

  • Aplicação e uso da tecnologia - A tecnologia hoje criou possibilidades para aulas mais dinâmicas e ativas. O uso do computador, a utilização de jogos (gamificação), vídeos e outros recursos e ferramentas, inclusive tecnologia assistiva, promovem o acesso à realidade digital que vivemos hoje, além de estimular e possibilitar outras formas de aprender.

Procure saber se na escola já há um modelo de PEI e, a partir das reflexões propostas nesta aula, analise se este documento está adequado para a coleta de informações, que poderão ser utilizadas para a programação da intervenção para o estudante com TEA ou AH/SD.



Conheça um modelo de Plano de Ensino Individualizado voltado para o atendimento a estudantes com AH/SD , elaborado pela educadora Dra. Cristina M. Delou, a partir da Resolução CNE/CEB 04/2009.

“Este instrumento foi fundamentado teoricamente na PARTE 3 – APLICAÇÕES EDUCACIONAIS, na obra de Angela M. R. Virgolim e Elisabete Castelon Konkiewitz. (Org.). Altas Habilidades/Superdotação, Inteligência e Criatividade. 01ed.Campinas, SP: Papirus Editora, 2014, v. 01, no capítulo 17, intitulado Plano de Atendimento Educacional Especializado Integrado ao Plano Individual de Ensino com vistas a Aceleração de Estudos: sugestão adaptada do modelo de Joseph Renzulli, de autoria, nas p. 411-426 da obra”. (Fonte: http://escoladeinclusao.sites.uff.br/plano-de-ensino-individualizado/)

Este plano deve levar em consideração a promoção de projetos de pesquisa ou de propostas de enriquecimento que levem ao aprofundamento dos estudos daqueles estudantes que necessitam deste tipo de atendimento, seja na sala comum ou no Atendimento Educacional Especializado.



Finalizando esta aula, é fundamental ressaltar a importância de se promover modificações no ambiente para que a escola seja inclusiva para todos os estudantes, atendendo às suas necessidades específicas, seja na classe comum ou no Atendimento Educacional Especializado. Para isso, é preciso seguir os seguintes passos:

PASSO 1 – Identificar demandas da sala de aula (pontos fortes e necessidades);
PASSO 2 – Avaliar o estudante (foco no que pode realizar/suportes);
PASSO 3 – Construir PEI;
PASSO 4 – Criar as Adaptações (Identificar maneiras possíveis de eliminar ou minimizar dificuldades e ou barreiras); Identificar os melhores recursos de acesso ao currículo.
PASSO 5 – Avaliar (Eficácia da estratégia).
Na próxima aula, discutiremos a função e a organização do Atendimento Educacional Especializado.
Até lá!