Aula 9 – Projeto de vida


Formação em Salesianidade para Educadores Iniciantes
clique abaixo para navegar

Caros alunos, chegamos à última aula desta Formação em Salesianidade para Educadores Iniciantes. A proposta agora é, a partir do que foi visto até aqui, refletir sobre como você se percebe no contexto da instituição salesiana. Ou seja: de que maneira você pode contribuir para a missão educativa salesiana em suas atividades diárias e, também, como a proposta educativa salesiana pode ajudar você a elaborar um projeto pessoal de vida.

Mas qual a importância de ter um Projeto Pessoal de Vida (PPV)? E o que isso tem a ver com a formação em Salesianidade?

Missão Jovem, projeto de voluntariado educativo realizado em Porto Alegre

Conforme afirma o bispo salesiano dom Eduardo Pinheiro, no livro Projeto Pessoal de Vida, “para que a vida tenha sentido e perspectiva de crescimento necessita ser encarada e organizada tanto nas grandes opções que fazemos quanto nas coisas do cotidiano” (p. 11). Essa afirmação é ainda mais verdadeira quando vivemos em uma sociedade marcada pela transitoriedade, pelas mudanças constantes, pela insegurança e pela subjetividade. Quando vivemos em “tempos líquidos”, conforme vimos anteriormente, e há uma tendência a ser levado pelos acontecimentos ao invés de escolher caminhos que resultem em satisfação pessoal, social, profissional, familiar, emocional...

Vivemos numa conjuntura em que o pensamento é acelerado e temos grande dificuldade de mapear nossas decisões, conflitos e corremos o risco de levar tudo para o túmulo. A ideia de que somos totalmente livres é um engano. Há no Eu processos conscientes de juízo e escolhas, mas também há o Inconsciente, que reproduz pensamentos sem o nosso consentimento, inclusive escolhas e atitudes que podem obstaculizar, escravizar e enrijecer nossas vidas. Então, planejar e organizar nossos pensamentos e nossa vida possibilita a abertura de um universo de compreensão de nós mesmos, muito maior do que podemos imaginar. Aqui entra o PPV (Mendonça Filho: Formação de educadores salesianos III, p. 66).

É importante ressaltar que quando se fala em projeto de vida, este se refere tanto ao projeto de longo prazo – realizar uma vocação, alcançar grandes metas e sonhos – como ao planejamento para superar os desafios imediatos e construir dia a dia uma vida mais feliz e coerente com o que almejamos.

 

Existem em nós aqueles grandes ideais alimentados durante toda a nossa história, como também aquelas metas que procuramos atingir periodicamente. Na verdade, uma coisa está ligada à outra. Para se ter uma vida de qualidade, precisamos enxergá-la na sua totalidade: passado-presente-futuro; objetivos a curto, médio e longo prazos; projetos perenes e circunstanciais. Desejar ser a melhor pessoa que podemos ser – que é um empenho de toda a vida! –, exige-nos ser o melhor que podemos ser hoje, no aqui e agora, com esta realidade que somos e na qual nos encontramos. (Pinheiro, Eduardo: Projeto Pessoal de Vida, p. 24).

Nesse sentido, o mais importante não é fazer um projeto de vida totalmente abrangente e completo. Mas sim pensar metas realistas (que podem inclusive mudar com o tempo) e elaborar o caminho que possibilite alcançar essas metas.



Pausa para o vídeo...

Vamos fazer uma pausa para assistir a um trecho do vídeo “Projeto de Vida”, no qual padre Glauco Landin, SDB, e irmã Nilza Moraes, FMA, dialogam sobre por que é importante para o educador salesiano ter um projeto de vida.

Ter um projeto de vida, seja para a vida toda ou para algo específico, é importante sob diversos aspectos, conforme elenca dom Eduardo Pinheiro (p. 26-27): O PPV se torna uma referência fundamental, já que um projeto pessoal permite dar sentido e valor às coisas que se apresentam durante a vida – “Com um projeto definido, somos mais capazes de discernir e de escolher o que convém, e de rejeitar o que não contribui”; as mudanças se tornam mais que tranquilas, até desejadas; atende as necessidades do ser humano em todas as suas dimensões; traz satisfação pessoal, pois torna realizável aquilo que é vocação; e contribui com a vida comunitária e social.

Projeto de Ciências no Instituto Nossa Senhora da Glória

Outros dois pontos apontados por Pinheiro são diretamente relacionados à atividade do educador salesiano: a oportunidade para que o educador ajude o jovem a construir seu projeto de vida e a possibilidade de, por meio do PPV, escolher as melhores opções para alcançar o projeto de Deus para a sua vida.

Já de acordo com Mendonça Filho (Formação de educadores salesianos III, p. 68-69), o projeto pessoal de vida tem três metas principais. A primeira é conectar-se com o presente: “o ponto central é ajudar a pessoa a se encontrar no hoje da própria história”. Uma segunda meta é conectar-se com o futuro: “é a capacidade de avançar renunciando aos elementos que limitam as escolhas”. Por fim, o projeto de vida permite conectar-se com o passado, descobrindo a si próprio na história, de maneira a favorecer a integração entre o “Eu ideal” e o “Eu real”.