Aula 3 – Vivência educativa de Madre Mazzarello e a Rede Salesiana Brasil


Formação em Salesianidade para Educadores Iniciantes
clique abaixo para navegar

Olá! Na aula passada você conheceu um pouco da história e da proposta educacional de Dom Bosco, o fundador da Família Salesiana. Agora, estudará quem foi Maria Domingas Mazzarello, co-fundadora do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Ela é considerada o “braço feminino” da proposta pedagógica salesiana e é fonte de inspiração nas instituições salesianas do Brasil e de outros países.

Um aspecto importante, que é preciso esclarecer antes de iniciarmos o estudo sobre seu testemunho de vida: Mazzarello foi mais que uma seguidora de Dom Bosco. Quando afirmamos que ela é co-fundadora da obra salesiana, isso implica em reconhecer que Madre Mazzarello trouxe elementos próprios, que complementaram a proposta educativa salesiana. Em 2014, quando se completaram 150 anos do primeiro encontro de Dom Bosco com Maria Mazzarello, a Agência Salesiana de Informações (InfoANS) publicou um artigo comemorativo, no qual essa afirmação está bem explícita:

Lê-se na Cronistória: “Dom Bosco chega a Mornese com os seus jovens em 1864 para abrir um colégio aos meninos do lugar. Maria olha para ele e exclama: “Dom Bosco é um santo, eu o sinto”. Dom Bosco visita a pequena oficina das Filhas da Imaculada e fica muito impressionado”. Com o passar dos anos há uma mudança de sentido: de pontos de vista, de proposta-aceitação, de partilha, de colaboração em vista do surgimento e da consolidação de uma nova realidade para a qual convergem os dois polos da relação, correspondendo não apenas psicologicamente e espiritualmente, mas também historicamente. De fato, Maria Domingas foi para Dom Bosco um verdadeiro “auxílio” precisamente pela sua compreensão e intuição feminina na percepção do carisma salesiano, e pelo seu empenho total e absoluto ao levar à realização um desígnio providencial. A sua contribuição na fundação do Instituto foi, portanto, substancial. (InfoANS: “150 anos da primeira visita de Dom Bosco a Mornese”).

O padre João Mendonça, no primeiro caderno de seu livro Formação de educadores salesianos, também destaca:

Este último tema poderia ser intitulado: Quando Deus une. De fato, Deus uniu duas pessoas, ambas camponesas e de origem pobre, num grande projeto missionário para a salvação dos jovens. É um daqueles casos em que, se tivesse sido planejado, talvez não desse certo. Contudo, em Dom Bosco e Madre Mazzarello, encontramos semelhanças e originalidades que revelam o amor de Deus por nós. (Mendonça Filho: Formação de educadores salesianos I, p. 57).

É essa contribuição substancial de Madre Mazzarello à obra salesiana, portanto, que esta aula procura ressaltar.